Páginas

O Gambito Evans ainda ganha jogo

sábado, 29 de outubro de 2011


O Gambito Evans é uma abertura de xadrez. Caracteriza-se pelos movimentos:
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 4.b4 Bxb4

Na realidade, é uma continuação da abertura italiana, onde as brancas sacrificam o peão em b4 em troca de capacidade de ataque de iniciativa. 
gambito Evans junto com o o gambito de rei eram as aberturas favoritas dos xadrezistas românticos e não gosto muito do gambito do rei.
Hoje, vou demonstrar como o pouco conhecimento da abertura e o desconhecimento da teoria das abertura do meu adversário sobre esta forma de abertura, possibilitasse minha vitória de forma rápida e clara.
Para que ainda não sabe, os Gambitos (em xadrez) caracterizam-se pela oferta de material (sacrifício) de peças ou peões ao adversário em troca de ganhos não materiais, como tempo, espaço, desenvolvimento ou linhas abertas.
Cabe a este adversário refutar ou aceitar o gambito, devolvendo o material ganho em momento oportuno com vantagens.
Essa partida que vou mostrar foi jogada, dia 28/20/2011 no Fics contra um adversário bem mais forte.
... 5. c3 Bb5 6. d4 
A outra ideia deste gambito e montar um forte centro de peões, obtendo também linha abertas e ganho de tempo em desenvolvimento. o Autor FRITZ VAN SETERS, fala sobre um conceito muito interessante que reproduzo aqui "... Desenvolvimento Quantitativo - principio da saída das peças permitiu a noção quantitativo, isto é, a mobilização do maior número das peças possível dentro do menor tempo". Depois ele cita Paul Morphy com um exemplo claro disso, e da forma como ele vencia seus adversários, que não tinha atinado para essa nova forma de ver as aberturas na época. Se o leitor, tiver duvidas por favor, veja o vídeo do brilhante Julio Lapertosa sobre o que foi falado até agora.

Outro aspecto interessante, e a ganância no xadrez, todo capivara que se presa adora um peãozinho na abertura, mas na maioria das vezes, quando não pensamos longe isso e meio caminho para a derrota, leiam o post do meu amigo, Rick Kennedy em inglês sobre o assunto: http://jeromegambit.blogspot.com/2011/03/greed-is-not-good.html.

6 ... O-O 7. Qb3 Qe7

Pesquisando nas minha bases de xadrez, descobri que tenho 5 partidas nesta posição e todas com vitória das brancas. 

O lance é bastante plausível, a engine STOCKFISH ,umas das melhores para o mundo dos usuários do linux, da uma vantagem de +0,32 para o Branco. Essa e uma das linhas antigas da defesa contra o Gambito Evans.
Eu discordo, pois acho que a diferença de pontos em bem maior, se por causa da vantagem em desenvolvimento. Olhe eu já tenho o Cavalo do Rei na sua casa principal de ataque e de defesa (Nf3), já estou rocado (Rei protegido por sua torre), o Bispo já esta ativo e a Dama dando suporte ao futuro ataque, tenho um peão ativo no centro que não pode ser ameaçado pelas peças adversárias, se Dama toma, eu jogaria Te1 e tomaria a dama com vantagem!

8. Nxc3 Na5 9.Qa4 Bb5? 10. Nd5!  
Continuando o lance Cavalo a5 é normal nesta linha de jogo, mas o lance Bispo b5 para pressionar o Cavalo foi um erro grave, o melhor seria, (9. Qa4 Nxc4 10. Qxc4 c6 11. e5), que diminuiria a diferença e fortaleceria um ataque ao centro, reequilibrando a partida. 

Nesta posição, vejam, falta somente o desenvolvimento do Bispo da Dama, já meu adversário não desenvolve seu bispo da dama, suas duas torres e não tem peões no centro para contrabalançar a posição mesmo assim partiu para o ataque. 



Agora a Dama dele esta ameaçada é ainda ele ainda não desenvolveu o restante das peças, a maioria de nos capivaras, não nos preocupamos com isso.



10. ... Qc5 11. Be3 Qd6 12. Bf4 Qc5 13. Be3 Qd6 14. Qc5 Nc7+ 15. Kd8
Os dois lances do meu adversários, respectivamente 12,13 e 14 são um perda de tempo e desenvolvimento o melhor seria (11. Qd8 e depois jogar Bd6) a diferença seria grande mas administrável. 

Nas ele prefereiu jogar Qc5, abrindo caminho para o Bispo da Dama, depois, ainda volta para Qd6, não sei o que ele ser preocupou tanto pela casinha c7.



E mesmo assim,  perdeu o peão é partida. Agora o golpe de misericórdia, abrindo linda e finalizando com a DAMA. 

Checkmate

15. ... Bxf7 16. Tb8 Ne6 17. dxe6 18. Qe8#


Segundo, O Manual de Xadrez do Idel Becker, "... O Gambito Evans, criado pelo capitão W. D. Evans há mais de um século. Apesar do extraordinário número de análises que tem provocado, ainda se discute, atualmente, a sua correção deste brilhante sacrifício de peão.".

Para finalizar, como esta mais complicado publicar no BLOGSPOT, apesar da mudanças no editor. Resolvi comprar um domínio, em previ um novo jeito de fazer este blog.

Alexander Morozevich - o gênio voltou

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fonte: www.fide.com
Se queremos ver aberturas fantásticas do tipo que nosso Mestre GBSalvio joga, esse é o cara, nada convencional e uma forma quase guerreira de jogar, misturando o jeito romântico com o xadrez moderno,  então o que procuramos são partidas de Alexander Morozevich. 

Embora muitas gente considere a sua forma de jogar incorrecta e com muitos erros, Morozevich tem-se mostrado como um dos jogadores mais fortes da última década, encontrando-se neste momento com rating 2737 segundo o site do FIDE.


Foi em 1994, quando este apenas 17 anos, começou-se a falar em Alexander Morozevich. A razão para isso foram os 10,5/11 feitos no Lloyds Bank Open, algo de inacreditável de acontecer aquele nível. Mas as suas performances de outro mundo não ficam por aí. 


Por exemplo no campeonato russo de 2007 conseguiu uma sequência de 6 vitórias seguidas que lhe permitiram a vitória final na prova.

Além da vitória em 2007, o jogador Russo já tinha vencido o campeonato do seu país em 1998. O seu estilo descomprometido mostra-se em algumas das aberturas que por vezes decide jogar, mas também noutra situações. No campeonato Russo de 2005, Morozevich ficou 1 ponto atrás de Rublevsky, depois de ter faltado a uma jornada por ter adormecido.

Morozevich é também conhecido por ser um fortíssimo jogador de rápidas e por ser talvez o melhor do mundo no xadrez às cegas. Estas qualidades levaram-no a vencer 3 vezes o Amber chess tournament (classificação geral) e por 4 vezes a vertente às cegas dessa prova.

Por fim, aqui fica uma partida de 2005 frente a Topalov, em que Morozevich venceu com o gâmbito Albin. A segunda foto acima, foi tirada a apenas 5 dias, quando o mesmo,  venceu com o expressivo placar de 8,5/9,  Governor's Cup in Saratov.


fonte: Site da Susan Polgar

 Para Terminar pesquisando na minhas coleções de partidas, achei 13 grandes jogadores com o nome Alexander, entre eles o grandioso Alekhine, McDonnel, Grischuk. Mas esse, era jogadores normais e extremamente convencionais e jogavam por musíca. Já o Alexander Morozevich está uma oitava acima!

Abaixo as partidas dele, peço especial atenção a primeira, Contra-Gambito Albin contra sua excelência GM Topalov. Aqui o baixa os PGN's com todas as partidas que tenho, aqui a primeira partida que comentei contra Veselin Topalov.

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?