Páginas

Bonitinha do dia com a Traxler

sábado, 5 de novembro de 2011

Prezados amigos, leitores do meu blog o xadrez para mim e uma forma de aliviar a tensão do dia-a-dia, principalmente quando eu consigo ganhar um partida.


1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bc4 Nf6 4. Ng5 Bc5 5. Bxf7

Na partida de hoje, quero analisar um nova forma do ataque Traxler, quando o bispo ataca f2 e depois perdesse um tempo com a volta do bispo para uma casa protegida que pode ser c4 ou ainda b3.

Eu apreendi o gambito Traxler ou ainda contra-ataque Traxler lendo os post: http://masegui.blogspot.com/2008/06/gbalvio-e-as-bunitinhas.html.

Já li muito a respeito, se vc quiserem rever pode ler os post: 27/05/2010 e ainda a segunda parte em 21/10/2010, para quem ainda não conhece vai achar muito material neste post, inclusive uma das partidas mais legais que já joguei com o draculita a sexta partida de uma pequena coleção que coloquei no visualizador de pgns no post de 21/10/2010.

5. Bxf7 Kf8 6. Bc4 d6 7. Nf7 Bxf2
 
Uma das configurações da Traxler começa com este lance, que e muito mais forte do que com o cavalo o mais utilizado na variante . 

O grande problema do xadrez como na vida é a ganância, não satisfeito com o peãozinho de f7, abriu espaço para o cavalo, jogando Bc4, e já emenda com Nf7 atacando a Dama e a Torre.

Fico pensando, o que meu adversário fez quando joguei o lance 7. ... Bxf2. No xadrez online, a única coisa ruim e não pode ver a cara do seu adversário o de tomar um Bxf2 pelas costas.

8. Kxf2 Nxe4 9. Ke1 Qh4
Não satisfeito ainda aceitou o bispo, achando que a vantagem matéria era suficiente para ter um jogo tranquilo para a vitória. Ledo engano, mudando um pouco vocês sabem o significado desta expressão. 

"A expressão "ledo engano", segundo o Dicionário Houaiss, quer dizer "aquele gerado sem malícia, de boa-fé". Deonísio da Silva, no livro "De onde vêm as palavras", complementa dizendo que o adjetivo ledo (alegre) "está presente em expressões como 'ledo engano', para caracterizar com delicadeza algum erro notório."

 10. Ke2 Bg4 11. Kd3 Nb4 12. Ke3 Qf2+

O melhor seria: 12. g3, apesar de não adiantar muito. O contra-ataque e muito versátil é também já estudei diversas variantes.

O engraçado nesta posição da imagem 4 testei a posição com o Robbolito com o SSE ativado, SSE - adiciona 8 novos registradores de 128-bit, chamados registos XMM e numerados de 0 a 7. Cada um destes registos permite armazenar 4 dados númericos de Ponto flutuante de 32-bit, DEVERIA ser uma analise melhor, mas ele sugeri Bxd1 mate em 4, ao meu ver meu lance foi bem mais lógico!

13.  Kxe4 Qd4#
Não tinha muitas escapatórias aqui, o lance 13 das brancas era o único possível, não entende como uma engine não analisou o obvio.

Um abraço











Uma das melhores analises que já li, foi a feita sobre o ataque Traxler pode ser encontrada aqui no site:

http://www.clubedexadrez.com.br/portal/torre21/richard/partida-09.htm

A partida Reinisch - Traxler, K 
Praga, 1890.

 Começa com o seguinte comentário e um pergunta: 

"Estimados amigos enxadristas. Esta semana vamos ver uma das partidas mais selvagens de toda a historia do xadrez. O grande romântico Traxler triunfa espetacularmente nesta partida, assim como triunfam agora "los chicos de Operacion Triunfo". Porém evidentemente não é comparável. Traxler jogava há mais de um século, entretanto seu nome ainda "soa" a todo enxadrista. Em troca, quantos aficionados à música saberão daqui à um século quem eram os Manu Tenorio, Bisbal, Bustamante, Chenoa e la Rosa de Espana?"



0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?