Páginas

Alexander Morozevich - o gênio voltou

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fonte: www.fide.com
Se queremos ver aberturas fantásticas do tipo que nosso Mestre GBSalvio joga, esse é o cara, nada convencional e uma forma quase guerreira de jogar, misturando o jeito romântico com o xadrez moderno,  então o que procuramos são partidas de Alexander Morozevich. 

Embora muitas gente considere a sua forma de jogar incorrecta e com muitos erros, Morozevich tem-se mostrado como um dos jogadores mais fortes da última década, encontrando-se neste momento com rating 2737 segundo o site do FIDE.


Foi em 1994, quando este apenas 17 anos, começou-se a falar em Alexander Morozevich. A razão para isso foram os 10,5/11 feitos no Lloyds Bank Open, algo de inacreditável de acontecer aquele nível. Mas as suas performances de outro mundo não ficam por aí. 


Por exemplo no campeonato russo de 2007 conseguiu uma sequência de 6 vitórias seguidas que lhe permitiram a vitória final na prova.

Além da vitória em 2007, o jogador Russo já tinha vencido o campeonato do seu país em 1998. O seu estilo descomprometido mostra-se em algumas das aberturas que por vezes decide jogar, mas também noutra situações. No campeonato Russo de 2005, Morozevich ficou 1 ponto atrás de Rublevsky, depois de ter faltado a uma jornada por ter adormecido.

Morozevich é também conhecido por ser um fortíssimo jogador de rápidas e por ser talvez o melhor do mundo no xadrez às cegas. Estas qualidades levaram-no a vencer 3 vezes o Amber chess tournament (classificação geral) e por 4 vezes a vertente às cegas dessa prova.

Por fim, aqui fica uma partida de 2005 frente a Topalov, em que Morozevich venceu com o gâmbito Albin. A segunda foto acima, foi tirada a apenas 5 dias, quando o mesmo,  venceu com o expressivo placar de 8,5/9,  Governor's Cup in Saratov.


fonte: Site da Susan Polgar

 Para Terminar pesquisando na minhas coleções de partidas, achei 13 grandes jogadores com o nome Alexander, entre eles o grandioso Alekhine, McDonnel, Grischuk. Mas esse, era jogadores normais e extremamente convencionais e jogavam por musíca. Já o Alexander Morozevich está uma oitava acima!

Abaixo as partidas dele, peço especial atenção a primeira, Contra-Gambito Albin contra sua excelência GM Topalov. Aqui o baixa os PGN's com todas as partidas que tenho, aqui a primeira partida que comentei contra Veselin Topalov.

1 comentários:

gbsalvio disse...

meu muitíssimo obrigado por me citar no post amigo Welton . fiquei realmente envaidecido!

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?