Páginas

Defesa Siciliana - Gambito Smith-Morra

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Não sou de falar muito de aberturas, apesar de falar muito do Contra-Ataque Traxler e da Fishing Pole que são minha armadilhas preferidas como capivara que sou.
Mas lendo um post em espanhol do Blog Genios64 - (http://www.genios64.com/partidas/0048/ese.htm) que é de fácil entendimento e como muitas ideias boas.






Um pouco de história sobre esse gambito:

Esta abertura tem o nome de dois jogadores praticamente desconhecidos: Pierre Morra (França, 1900-1969) e Kenneth R. Smith (EUA, 1930-1999), que foram os que primeiro profundaram suas linhas e introduziu as mesmas em torneios.
Eu encontrei linhas parecidas no século XIX (Blackburn e George McDonnell), mas nenhum dos dois decidiu desenvolvê-la. Gambito Smith-Morra, como a maioria das jogadas, não é utilizado no alto nível de xadrez.
Ela é reservada para jogos amadores ou torneios entre rivais "capivarescos" também é comumente encontrada em jogos por correspondência.

É uma alternativa muita arriscada contra a famosa defesa siciliana. Com o sacrifício peão é desenvolvido o Cavalo da Dama e abre a coluna C (de modo que há duas colunas abertas no centro que deveram ser guarnecidas pelo condutor das BRANCAS).
A posição resultante é muito aberta (como em todos os gambitos) e é um local perfeito para lançar as peças de ataque.
Os riscos de perder é grande, faz com que os grandes jogadores descartar este tipo de abertura(Adoro o romantismo do xadrez de Paul Morphy). Vezes a prudência deixa o xadrez chato, por isso é raro encontrar um GM que usa aberturas perigosas como essa.
Se os amigos quiserem estudar sobre ela indico a coleção de partidas:
- PGNmentor com 5962 partidas, que pode ser baixadas aqui
- Ou então, no site ChessGames.
- Ou ainda, o torneio temático do clube de xadrez: Link

Aqui um pequeno pdf em espanhol que explica algumas coisas.

0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?