Páginas

Xadrez no Android

quarta-feira, 20 de julho de 2011

No mês passado, eu ganhei um tablet em um sorteio pela internet, modelo COBY MID7015(http://goo.gl/BRoHe), é um tablet simples que tem muitas funções que os grandes não tem. Uma coisa boa, foi jogar um xadrez no onibus, filas de bancos. Outra função legal é poder ler livros em qualquer lugar já tenho mais de 100 pdfs e ebooks.



Neste artigo vou mostrar uma novidade, minha engine favorita foi portada para o android:
Antes de tudo, vc tem que instalar o CHESS FOR ANDROID pelo APP ou MARKET que é a plataforma de instalação do android, ele é gratuito e funciona em qualquer aparelho que use o android seja: Celular, tablet ou Netbook.

Engine UCI para Android

Chess for Android é uma aplicação de xadrez para a plataforma Android que suporta a interface de Xadrez Universal (UCI). Este recurso permite que usuários importem os motores de xadrez de terceiros para a aplicação. Os usuários podem desempenhar um motor importado diretamente, ou executar torneios entre os motores.
Apesar de Chess for Android roda em qualquer plataforma Android, é importante que o engine UCI ser compilada em código nativo apropriado para o dispositivo. Atualmente, a plataforma Android distingue entre baseados em dispositivos x86 e dispositivos baseados ARMv5TE.

Requistos:
O "Chess for Android" instalado
O Stockfish salvo no cartão SD(SDCARD) --> O download pode ser feito aqui

Vamos aos passos:

1) Abra o Chess for Android,


















2) Na Parte aonde aparece a anotação da partida, aperte o dedo e segure por alguns segundos:
vai aparecer o menu abaixo:


















3) Escolha a opção: UCI ENGINE SUPPORT, depois em IMPORT ENGINE FROM SD
Escolha o arquivo da engine: stockfish2.1


















4)Escolha a opção: IMPORT ENGINE


















5) Agora, e configurar as opções, como quantidade de memória, se vai usar algum tipo de tabela de fim de jogo ou limite de rating.



















Agora algums exemplos de analise do stocfish na posição abaixo, quero pedir desculpas com relação as imagens pois usei as imagens do site do autor do programa "Chess for Android" - Aart J.C. Bik - Seu blog é fantástico, ele é programador do google e faz um trabalho muito bom programado depois do trabalho e colocando vários programas legais totalmente gratuitos no site.

2 comentários:

alberto marlboro disse...

Então amigão, obrigado pela dica, não resisti e comprei 1, o Coby MID1024,to dando a carga inicial, loco pra apanha das engines, rsss

Welton disse...

Alberto,

Fico feliz de ter inspirado na compra, mas vale a pena a grana investida.
Se precisar de dicas sobre jogos de xadrez, ou uso do COBY fique a vontade de perguntar: weltonvaz@gmail.com.

Um abraço e bons jogos!

Welton

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?