Páginas

Oposição

quinta-feira, 2 de junho de 2011

FONTE: http://bbs.metalink.com.br/~lapertosa/iniciante15.htm

Uma das técnicas mais importantes do xadrez é a oposição. Mostraremos aqui a técnica num final de rei e peão contra rei. É importante conhecer esta técnica. Ela permite que num final com um peão a mais, por ex. rei e 3 peões contra rei e 2 peões possamos transformar para um final ganho de rei e peão contra rei.


Esquerda: O branco pode avançar o peão ou jogar 1.Re5.



Direita: O branco toma a decisão correta. No final o rei deve ser usado para afastar seu inimigo do caminho do peão até a promoção. Vemos que o branco cerca o rei negro limitando suas possibilidades. Chamamos esta posição de oposição. O branco ganhou a oposição porque ele domina as 3 casas a frente do rei inimigo. Agora além de voltar o rei negro pode ir somente a d7 e f7.


Esquerda: As negras escolheram 1...Rd7 O branco se aproxima da casa de promoção cortando o rei lateralmente jogando 2.Rf6 O rei negro é forçado a jogar na fila 8. Se 2...Rd6 O branco promove facilmente com 3.e5+ Rd7 4.Rf7 cortando o rei negro e agora é só avançar o peão até a promoção.


Direita: A partida seguiu 2....Re8 3.Re6 Novamente o branco pega a oposição. O rei negro é forçado a jogar em d8 ou f8. Se jogar 3...Rd8 segue 4.Rf7 e se jogar 3...Rf8 4.Rd7 em ambos os casos basta o branco avançar o peão até a promoção. Veja que depois de 3...Rd8 4.Rf7 com a jogada 4...Rd7 o rei negro não alcança o peão já que 5.e5 domina a casa d6 enquanto que o rei branco domina as casas e6,e7 e e8 que é o caminho do peão até a promoção.Na figura acima a esquerda se fosse a vez do branco jogar ele não poderia jogar 1.Rf7 porque o negro teria 1 ...Rd6. O correto seria 1.e5 Re8 2.Re6 ganhando a oposição e vencendo como mostrado acima.


Vamos supor que nesta posição(a mesma da figura acima a esquerda) O negro jogue 1...Rd8. É o que chamamos de oposição em diagonal. O branco vence facilmente com 2.Rf7 defendendo a casa de promoção e avançando o peão. Mas o jogador das brancas acha que promove o peão somente avançando-o e joga: 2.e5 Re8 3.e6? A posição esta empatada. Por ex. Rf8! ganhando a oposição. Caso o branco jogue 4.e7 chegamos na posição da figura abaixo, após 4...Re8.Mas no lugar de 3.e6?, as brancas ganhavam com 3.Re6! ganhando a oposição.


Se o branco joga 5.Rd6 afoga o rei negro. Qualquer outro lance possível, o negro captura o peão. Portanto é empate.Repare que caso fosse a vez do negro jogar o branco ganhava: 1...Rd7 2.Rf7 e promove o peão. Voltaremos neste assunto mais a frente. O importante agora é treinar este final e ver a importância do rei no final de partida. Se temos um peão devemos afastar o rei inimigo com o nosso rei para promover nosso peão.




Na figura da direita o branco ganha fácil com 1.Rf4! Rh5 2.Rf5! Rh6 3.Rf6 Rh7 4.c4 Rg8 5.Re7! Rg7 6.c5 Rg6 7.c6 e o peão promove. Na mesma posição se 1.c4, Rg5 2.c5 Rf6 3. c6 Re6 4.c7 Rd7 e o negro captura o peão.


0 comentários:

Queenalice

Jogue Xadrez em QueenAlice.com

Where am I?